Sua fundadora Mary Kay Ash remou contra a maré e transformou uma empresa que pessoas próximas dela considerevam destinada ao fracasso na 3ª maior indústria de cosméticos do mundo.
E qual é o grande diferencial da Mary Kay? Eu diria a própria Mary Kay Ash que tinha como filosofia de vida "enriquecer a vida das mulheres", em uma época em que as únicas opções que as mulheres Americanas tinham eram ou ser dona de casa ou empregada doméstica, Mary Kay achava que as mulheres podiam fazer muito mais que isso.
Ela mesma sustentou seus filhos durante muitos anos trabalhando como revendedora de empresas como Stanley Home (que vendia produtos para casa) e quando viu que a melhor vendedora do ano ganhou da empresa uma bolsa de crocodilo, ela se apaixonou pela bolsa e prometeu a si mesma que no próximo ano, ela seria a melhor vendedora e levaria aquela bolsa pra casa.
Promessa feita e cumprida, no ano seguinte Mary Kay foi a melhor vendedora da Stanley Home, mas ao invés da bolsa, o prêmio da empresa foram equipamentos de pesca... decepcionada, ela jurou que o dia em que tivesse a própria empresa, nunca daria um prêmio daqueles a uma mulher (será que é por isso que a empresa dá para as melhores diretoras carros cor de rosa?). Anos mais tarde quando Mary Kay já era a proprietária da famosa Mary Kay Ink., um dos donos da Stanley Home foi a um evento organizado em homenagem a ela levando de presente a tal bolsa de crocodilo e declarou em frente a todos "Esta é a bolsa que Mary kay acha que perdeu... mas eu digo que esta é bolsa que fez de Mary Kay, Mary Kay"
Não sei se o presidenta da Stanley estava certo... mas Mary Kay batalhou, teve garra, fibra e coragem para enfrentar o mundo dos negócios que era completamente dominado pelo sexo masculino na época e construiu um império da beleza.
A filosofia da empresa é baseada na própria filosofia de vida de Mary Kay e no que ela chamava de "Regra de Ouro" que consiste em tratar as pessoas da mesma forma que vc gostaria de ser tratada, ela fazia questão de fazer com toda pessoa que ela encontrasse se sentisse importante e sempre incentivou seus funcionários e consultoras a fazerem o mesmo.
Deve ser por isso que em uma pesquisa recente foi constado que a marca que tem clientes mais fiéis é a Mary Kay, pois as clientes além de não trocarem os produtos por nada, gostam do tratamento diferenciado e personalizado que as consultoras oferecem.
Mary Kay faleceu em novembro de 2001 e hoje a empresa é administrada por seus filhos e netos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário